O que é EPOC? Em português significa consumo de oxigênio pós exercício. Nesse sentido, visando uma abordagem de aula voltada para o emagrecimento e melhora do condicionamento físico, a DK academia criou uma modalidade de aula pautada nas teorias do EPOC.

Quando falamos em emagrecimento devemos levar em conta alguns fatores como o gasto energético diário, que pode ser dividido em três componentes: TMR (taxa metabólica de repouso), efeito térmico do alimento e gasto energético associado com a atividade física (LEVINE J. et al., 2001).

A atividade física promove aumento do gasto energético total tanto de forma aguda ‘’momentânea’’ quanto de forma crônica ‘’longo prazo’’. Segundo (HILL et al.,1995) a primeira condição refere-se ao próprio gasto energético durante a realização do exercício e durante a fase de recuperação; já a segunda refere-se às alterações da TMR (taxa metabólica de repouso).

Sendo assim, o efeito do exercício resistido sobre o EPOC foi verificado em homens de 22 a 40 anos previamente treinados com exercício resistido, em que foi observado que, após uma sessão de 90 minutos, a taxa metabólica permaneceu elevada por mais que duas horas após o exercício (MELBY et al., 1993).

Outro estudo (BINZEN et al., 2001) investigou o efeito de 45’ de exercício resistido em mulheres treinadas sobre o EPOC. Após 120 minutos de recuperação, observou-se elevação de 18,6% no metabolismo de repouso, se comparado com o grupo controle. BALLOR et al., 1996 analisaram os efeitos de 12 semanas (3 x por semana) de

exercício aeróbio e resistido no peso corporal, composição corporal e TMR em 18 idosos (aproximadamente 61 anos) que tiveram redução da massa corporal de 9 ± 1kg em 11 semanas.

Os resultados indicaram que nenhum dos dois tipos de exercício conseguiu reverter a diminuição da TMR de aproximadamente 15%(260kcal/dia) ou a oxidação de gordura como consequência da redução da massa corporal anterior. Da mesma forma, dois grupos de mulheres não-obesas foram treinadas, um grupo com exercício resistido e outro com exercício aeróbio por seis meses.

O gasto energético diário foi mensurado 10 dias após os seis meses. Concluiu-se que o benefício do treinamento físico no aumento do gasto energético é primariamente decorrente do efeito do exercício e não de elevação crônica do gasto energético diário em mulheres não-obesas (POEHLMAN et al, 2002).

Nossa aula de Epoc traz a proposta de aumentar o consumo de oxigênio e assim aumentar a queima de gordura. Nossa aula tem duração de 50 min, com exercícios de alta intensidade numa montagem de circuito. Não existe uma restrição para os praticantes dessa aula, pois durante a aula o professor consegue adaptar os exercícios para alguma patologia que possa existir. Essa aula é recomendada para quem quer uma perda de gordura e melhorar o seu condicionamento físico.

A aula é ministrada num espaço exclusivo da Academia DK ao ar livre tudo isso para você fugir do mesmismo e ter uma melhora na sua saúde desenvolvendo um melhor condicionamento físico.